Estudante
DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA
DISCENTE: ELLMA ARAÚJO DE MEDEIROS
FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas transformam energia luminosa em energia química, processando dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio. Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio. A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais. O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.
Através das raízes das plantas são retiradas os sais minerais e a água que chegam nas folhas por meio do caule em forma de seiva. A luz solar por sua vez é absorvida pelas folhas por intermédio da clorofila que é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, na folha também temos os estômatos, que absorvem gás carbônico do ar. Assim a luz do sol junto com a clorofila transforma os demais ingredientes em glicose, substancia essa que é conduzida pelos canais responsáveis por todas as partes da planta.
As reações da fotossíntese dividem-se em duas rotas principais, as reações dependentes da luz (fase clara) e as reações independentes da luz (fase escura).
A fase clara da fotossíntese acontece na presença da luz, pois é ela que fornece a energia necessária para que ocorra todo o processo. Nessa etapa a energia luminosa absorvida pela clorofila é transferida sob forma de energia química, através dos elétrons.
A fase escura realiza-se independentemente da luz, e suas reações são catalisadas por enzimas, sendo importante nesse caso a temperatura. Essa fase não ocorre de noite ou na ausência de luz, o nome apenas refere-se ao fato desta fase não necessitar da luz para funcionar.