Estudante
Este dispositivo é um motor de pequenas dimensões que apresenta movimento proporcional à um comando, ou seja, o servomotor recebe um sinal de controle, verifica a posição atual e atua no sistema indo para a direção desejada, visto que esse motor é de malha fechada. Os projetos que optam pelo uso do servomotor, são projetos que desejam movimentar algo de forma precisa e controlada. As características esperadas no uso do servomotor são o torque constante em larga faixa de rotação, alta capacidade de sobrecarga e larga faixa de controle de rotação e variação.
Figura () Partes internas do servomotorFonte: UNESP 2013 As partes que constituem um servomotor são: engrenagens, caixa do servo, potenciômetro, motor e circuito de controle. As engrenagens atuam transferindo mais torque ao eixo principal de saída, reduzem a rotação do motor e movimentam o potenciômetro junto ao eixo. A caisa do servo serve para acomodar suas diferentes partes. O potenciômetro atua monitorando a posição do eixo de saída do servo, ao qual está ligado. O circuito de controle monitora o potenciômetro e faz o acionamento do motor para então se obter uma posição pré-estabelicida.
No projeto ______________ usamos o Micro Servo 9g SG90 TowerPro, que se enquadra na classificação de Servomotor micro, ou seja, são pequenos e leves, possuindo um bom torque e podendo pesar de 6 à 20g. Suas características construtivas são: Peso 9g, tipo de engrenagem: engrenagem de nylon, motor: motor coreless, conector: 150mm, torque: 1.5kg/cm em 4.8V, tensão da operação: 3 - 7.2Volts, dimensão: 22mmX12mmX29mm, faixa de temperatura: -30 à 60°, velocidade de funcionamento: 0.12s/60° (4.8V sem carga).