Estudante
O conceito de espaço geográfico é o principal norteador dos conteúdos das coleções. Ele é balizador, por exemplo, nas coleções Construindo o espaço, Geografia crítica, Geografia da gente, Geografia do mundo, Géia, Geografia (Temas), Geografia (espaço geográfico), Série Link do espaço, Trilhas da Geografia, Geografia para todos, Construindo consciências, Geografia (Séries) e Homem & espaço, não necessariamente com os mesmos significados, mas, predominantemente, correspondendo ao produto resultante das relações sociedade e natureza, considerando-se o tempo como referência para apreensão das suas sucessivas transformações.
Novo Dicionário de Geografia
ESPAÇO: 1. Para Milton Santos, o espaço é materializado pelas formas da paisagem, mais a vida (trabalho/ serviços) que as anima. 2. O espaço constitui a matriz sobre a qual as novas ações substituem as ações passadas. 3. É o não aparente, a essência.
ESPAÇO GEOGRÁFICO: Segundo Milton Santos: “É a natureza modificada pelo homem através do seu trabalho” [...] “O espaço se define como um conjunto de formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que estão acontecendo diante dos nossos olhos e que se manifestam através de processos e funções”.
PAISAGEM
A paisagem, outro importante conceito da Geografia, é estruturadora das coleções Série link do espaço, Construindo o espaço, A Geografia da gente, Geografias do mundo, Geografia para todos e Homem & espaço. No entanto, o sentido do conceito não é o mesmo em todas as obras. Na coleção Construindo o espaço, a paisagem é compreendida como a diversidade de lugares e como componente do espaço. Na Geografia do mundo, o conceito é valorizado pelo uso de fotografias, partindo-se do que é visível para compreender que as paisagens se modificam à medida que se altera a dinâmica que as produz. Na Geografia paratodos, considera-se que a paisagem é transformada pela ação da