Síntese de história
A palavra história é de origem grega, que significa investigação, informação. Apareceu no século VI a.C. e começou na região mediterrânea.
A primeira forma de explicação que surge nas sociedades primitivas é o mito, passado em forma de tradição oral entre os conhecimentos práticos transmitidos oralmente de geração a geração. O mito é sempre uma história com personagens fictícios sobretudo deuses, geralmente contam a história de uma criação, do início de algo; é sempre uma história sagrada. É um tempo circular e não linear. O aparecimento da história
A história nasce unida a filosofia, pois é através dela que conseguimos entender o conhecimento em geral.
Heródoto é considerado o pai da história, porque foi o primeiro a usar a palavra como investigação e pesquisa.
Não há mais uma preocupação com os mitos, mas a tentativa de entender um momento histórico concreto, uma preocupação com a verdade, não são mais os deuses os responsáveis pelo destino dos homens.
A história teológica
Agora a história está dividida em dois planos: para Santo Agostinho, a história é interpretada como plano superior da realidade que é Deus e o plano inferior que é os homens. Nesse período, a história não apresenta o mesmo rigor crítico de investigação e explicação. É o período da predominância da fé.
O sentido global da história é revelado por Deus aos homens e a igreja é a responsável pela orientação da humanidade em busca da salvação.
Nos séculos iniciais da idade média, a população vive em sua maior