Estudante
Vários fatores interferem no processo de cicatrização e que o mercado dispões de uma variedade de produtos que podem ser utilizados com sucesso tanto na prevenção quanto no tratamento de feridas. Contudo, sabemos que para o cuidado de pacientes com feridas, é necessária a atuação de uma equipe multidisciplinara fim de que as ações terapêuticas possam ser integradas.
FERIDAS
DEFINIÇÃO
É caracterizada pela perda da continuidade dos tecidos, podendo sersuperficial ou profunda, que deve se fechar em até seis semanas. ÚLCERA: A FERIDA se torna uma úlcera após seis semanas de evolução semintenção de cicatrizar.
CLASSIFICAÇÃO DE FERIDAS
As lesões podem ser classificadas:
Comprometimento tecidual:
Quanto à localização anatômica;
Quanto ao tamanho, comprimento, largura, profundidade e formação detúneis;
Aspectos do leito da ferida e pele circunjacente;
Drenagem, cor e consistência;
Dor ou hipersensibilidade e temperatura
Como foram produzidas:
Contusas: Produzido por objeto rombo traumatismo das partes moles, hemorragia.
Incisas: Produzidas por um instrumento cortante. Feridas limpas geralmente fechadas por sutura.
Laceradas: com margens irregulares.
Perfurantes: pequenas aberturas na pele.
Grau de contaminação:
Limpas: Sem presença de infecção. Lesão sem exsudato ou com pequena quantidade de exsudato de cor clara ou transparente.
Contaminadas: Presença de bactérias e outros microrganismos, com presença transitória ao tecido, sem presença de infecção instalada.
Infectadas: Presença e a multiplicação de bactéria e outros microrganismos associado a um quadro infeccioso já instalado, há presença dos sinais flogísticos.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO TIPO DE TECIDO
Tecidonecrótico: Restrito a uma área – Isquemia, redução da circulação, tecido não viável. Pode ser caracterizada por liquefação e ou coagulação produzido por enzimasque acarretam a degradação dos tecidos isquêmicos, se diferenciam pela coloração