Estudante
Mecânica dos Solos I
INTRODUÇÃO
Estes ensaios prescrevem as normas NBR 6459 correspondente ao Limite de Liquidez e a NBR 7180 correspondente ao Limite de Plasticidade.
O ensaio deve apresentar um gráfico do limite de liquidez em função do número de golpes aplicados pelo equipamento casa grande.
É a quantidade de umidade do solo, onde o mesmo muda do estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir.
É o teor de umidade no qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3mm de diâmetro e aproximadamente da largura da mão (10 cm) - MB-31.
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- Balança de precisão.
- Estufa.
- Peneira
- Recipiente de porcelana
- Espátula.
- Placa de vidro esmerilhada
- Cilindro de 3mm
- Cápsulas 78, 11, 58, 84, 75 e 10.
PROCEDIMENTOS DO ENSAIO
Procedimentos segundo a NBR 6459/94 – Limite de Liquidez
1. Coloca-se parte da amostra de solo no recipiente de porcelana e aos poucos adiciona-se água a fim de se obter uma perfeita homogeneização da mistura, que deverá apresentar-se como uma massa plástica.
2. Passa-se para a concha do aparelho de Casagrande, uma certa quantidade dessa massa plástica de solo, espalhando-a, de modo que a mesma ocupe aproximadamente 2/3 da superfície as concha.
3. Alisa-se com a espátula a massa de solo, até que esta se apresente aproximadamente com 1 cm de espessura máxima (parte central da concha). É importante salientar que é necessário se empregar o menor número possível de passadas da espátula para evitar formação de bolhas de ar no interior da massa.
4. Faz-se com o cinzel uma ranhura no meio da massa de solo, segundo o plano de simetria do aparelho de Casagrande e no sentido de maior comprimento do aparelho.
5. Gira-se a manivela a uma velocidade de duas voltas por segundo, contando o número de golpes até que se constate o fechamento da