resenha
1)Protagonista
É a personagem que recebe a tinta emocional mais viva e mais marcada numa narrativa. Por ser quem centraliza a ação, torna-se uma das personagens mais elaboradas da história, sendo frequentemente caracterizada com grande riqueza de detalhes.
2) Antagonista
É o personagem (que pode também ser um objeto, animal, monstro, espírito, instituição, grupo social, limitação de ordem física, psicológica, social ou cultural) que traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja conquistar.
3) Coadjuvante
Personagem secundário que auxilia no desenvolvimento da história. Assumem um papel de menor importância, mas não deixam se ser importantes para o desenrolar da trama, já que dão suporte à história tecendo pequenas ações em torno das personagens principais.
4) Herói
O herói é o protagonista que possui “características superiores às de seu grupo” (GANCHO, 2004:14). A personagem é suporte para a representação de qualidades que são valorizadas no contexto sócio-cultural em que a estória da qual participa se encontra inserida.
5) Anti-Herói
É o personagem principal do livro, mas que não é o herói do livro, geralmente esse personagem faz muitas coisas que os mocinhos não fariam, mas mesmo assim o leitor torce para que ele saia ileso das confusões.
6) Personagem Plana
Personagem plano é o personagem que ao longo da narrativa não muda, não passa de um estado psicológico para outro, é estável. Geralmente são personagens secundários, pois o foco não são eles e não conheceremos seus instintos e seus conflitos. 7)Personagem Esférica
O personagem esférico é aquele que muda ao longo do enredo; ele pratica alguma ação que transforma sua vida e o próprio andamento da história (por exemplo, ser um cidadão de bem e cometer um crime; ser uma mulher fiel e depois não resistir aos galenteios de um personagem e trair; ou então o personagem enlouquecer etc).
Referências: