Estudante
1 º) Por que segundo o texto a vontade de saber é uma característica do ser humano?
R – Conforme o texto, o ser humano é o único animal que vive no mundo e pensa sobre o mundo em que vive. E isto ocorre pela necessidade nata de construir mecanismos de controle e transformação da natureza, e pelo desejo de conhecer e formular explicações acerca dos fenômenos.
2 º) Sobre o conhecimento de senso comum, por que se diz que contém armadilhas?
R – O senso comum possui armadilhas pois é caracterizado por ser um saber acrítico e subjetivo, ou seja, depende dos valores das pessoas envolvidas, e não se utiliza de qualquer método comprobatório.
3 º) Diferencie senso comum de ciência.
R – Senso comum é um tipo de conhecimento espontâneo, que geralmente é passado de geração a geração como uma herança. E ciência é um tipo de conhecimento baseado em métodos rigorosos, que geram a formulação de explicações e compreensão das causas e efeitos dos fenômenos observados na natureza, ou seja, é um conhecimento concreto que não possui ambiguidades.
4 º) O que é objetividade? E subjetividade?
R – Define-se objetividade como algo preciso e direto, quanto que subjetividade é algo ambíguo, incerto, que gera incertezas.
5 º) É correto dizer que em sociedade nossas escolhas são limitadas? Por que?
R – Sim, por que ao viver em sociedade estamos sujeitos a regras que a própria sociedade impõe, portanto, nosso comportamento e escolhas estão limitados as tais regras da sociedade no qual estamos inseridos.
6 º) Como a antropologia explica a diversidade cultural?
R – De acordo com a antropologia, o homem é resultado do meio cultural, e herdeiro de um longo processo cumulativo, que reflete o longo conhecimento adquirido por seus ancestrais.
7 º) O que consiste o método antropológico?
R – Consiste num trabalho de campo, através do qual se produz analise e a descrição do grupo estudado, a chamada “Etnografia”, ou seja, método que visa realizar a descrição dos