estudante
Autor:
Gustavo Albuquerque Dos Santos (gustavowpolo@outlook.com)
Orientador:
Alexandre Da Silva Santos (alexandressantos@pro.unifacs.br) Salvador, 2014
INTRODUÇÃO
A física é uma das ciências que é fundamental para as engenharias em geral. Assim sendo, os conceitos físicos são largamente utilizados na engenharia. Assim como conceitos químicos e matemáticos, entre outros. Na engenharia mecânica utilizamos muitos os conceitos da física esse artigo vai demonstra alguns desses conceitos físicos que estão aplicados na engenharia mecânica, como, por exemplo: no calculo da potência de um motor, no torque do eixo do motor, no sistema de freios dos carros entre outros. Assim demonstrando a grande importância que a física tem não só na engenharia mecânica, mas em todas as engenharias.
OBJETIVO
Este artigo tem como objetivo demonstra algumas das aplicações da física na engenharia mecânica assim provando a importância da física para a engenharia mecânica.
CÁLCULO DA POTÊNCIA DE UM MOTOR A EXPLOSÃO
Com certeza a área automotiva é uma das principais áreas de atuação da engenharia mecânica e como nas outras áreas esta se utiliza bastante da física, e é no cálculo da potência de um motor a explosão que podemos ver algumas dessas aplicações e demonstra a importância da física na engenharia mecânica. E para calcular a potência de um motor, basta calcular a quantidade de trabalho que este é capaz de fornecer num tempo de 1 segundo. Esta quantidade de trabalho é obtida em joules por segundo e será convertida em KW u CV, conforme a equivalência dessas unidades. Como se ver o cálculo da potência de um motor à explosão está ligado diretamente com a física, pois este se utiliza de algumas formulas física e umas dessas e a formula do trabalho.
CALCULO DO TORQUE DO EIXO DO MOTOR
O cálculo do torque do motor é,