Estudante
Motivos a que leva Falcões ao tráfico e discussão sobre maioridade penal.
‘Falcão – Meninos do tráfico’ é um documentário dirigido pelo MV Bill, rapper brasileiro que convive com a periferia, e seu empresário Celso Athayde. O documentário retrata a vida de meninos, crianças residentes em periferias brasileiras e que trabalham para o tráfico de drogas. O termo falcão vem do uso comum das favelas, este termo identifica o menino que tem como trabalho, avisar aos traficantes quando a polícia ou facção inimiga se aproxima.
O documentário aborda como crianças e adolescentes vivem, como trabalham para o tráfico de drogas, os motivos que leva a entrar ao tráfico, e suas consequências. No documentário mostra que 16 dos 17 meninos que trabalhavam para o tráfico de drogas morreram, sendo 14 apenas em três meses, consequência da violência em que vivem. O tráfico de drogas se tornou influente nas favelas, e na vida desses garotos, que assumem o risco para, as vezes, sustento de sua família.
“Eu tráfico pela minha mãe. Minha mãe fez tudo por mim, agora tenho que fazer alguma coisa por ela.” - Um dos falcões em depoimento sobre os motivos que o levou ao tráfico.
Meninos que aos poucos perdem o vínculo com a família, escola e a sociedade ficam mais vulneráveis, entrando para o tráfico de drogas como usuários ou ‘trabalhadores’. Uma das grandes causas que leva ao tráfico é a falta de emprego, está falta esta ligada, na maioria das vezes, ao preconceito que as pessoas têm pelos moradores de favelas. Além do preconceito, esses jovens tiveram uma péssima educação, em que às vezes, nem conseguem se expressar corretamente em uma entrevista de emprego, aumentando cada vez mais a chance de principiar no tráfico de drogas, 36,7 % desses jovens passou no máximo quatro anos na escola (vara da infância e da juventude de RJ)
A violência também é um grande incentivo para meninos iniciarem no tráfico de drogas, muitos desses jovens iniciam no tráfico pela vingança, em que,