estudante
Surgiu em 1962 a partir de uma referência oriental: o Zori, um calçado tradicional japonês. Feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz.
Por este motivo o solado de borracha possui uma textura que reproduz grão de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.
+
PERCEPÇÃO VISUAL
SISTEMA REPRESENTACIONAL
VISUAL E DIGITAL
PRIMEIRA FASE
Simples e mais tradicional, branco com tiras e laterais da base azuis. Não possuíam um grande atrativo visual. Por inicialmente ter a proposta de apenas atender uma necessidade básica, os principais usuários eram indivíduos “digitais” (ligados a funcionalidade e baixo preço).
O que mais chamava atenção era o solado de borracha com uma textura que reproduz grão de arroz. Esta é mantida até hoje e sempre foi um de seus diferenciais.
SEGUNDA FASE
Para alcançar um público de classe mais alta, inovou no uso de cores fortes e redesenhou a sandália, introduzindo um calcanhar mais alto.
Com o aumento da popularidade, criou novas estampas, cores e modelos.
“Havaianas. Todo mundo usa”
.
O consumidor é atraído visualmente pelo alto-astral, energia e criatividade da sandália. As variadas cores e estampas mexem com a imaginação e são capazes de criar diversas propostas destinadas a diferentes personalidades.
PERCEPÇÃO AUDITIVA
SISTEMA REPRESENTACIONAL
AUDITIVO
Através da percepção auditiva pode-se reconhecer quando alguém está caminhando com sandália/chinelos feitos com borracha. Estes ruídos são típicos de qualquer calçado de borracha sintética, não sendo exclusividade das Havaianas. Os sons são produzidos normalmente quando o pé de quem o está usando entra em contato com o solado, ou quando a sola encosta no chão. Muitos usuários não gostam dos ruídos produzidos
PERCEPÇÃO OLFATIVA
SISTEMA REPRESENTACIONAL
CINESTÉSICO
“Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro” A fórmula da
.
borracha sintética que compõe as Havaianas é um grande segredo .
A