estudante
Segundo Kerlinger (1973), um experimento é "um tipo de pesquisa científica no qual o pesquisador manipula e controla uma ou mais variáveis independentes e observa a variação nas variáveis dependentes concomitantemente à manipulação das variáveis independentes.”
O propósito de manipular e medir as variáveis no experimento é captar causalidade (relação entre causa e efeito).
Conclusão
A dificuldade dos alunos em entender o propósito da disciplina é grande. Os alunos chegam com um entendimento muito forte sobre como “devem” ser as disciplinas, qual deve ser o comportamento dos professores e dos alunos. Eles vêm com a ideia de que em uma disciplina de fisica serão muito exigidos. As resistências são grandes quando são solicitados a agir de forma diferente do que foram acostumados essencialmente executar tarefas para a aprovação e assim uma parcela deles, durante a disciplina, se comporta no modelo tradicional e apenas cumpre tarefas.
E concluímos que essa ideia muda quando começamos a trabalhar com experimentos, despertamos a curiosidades e atraímos a atenção dos alunos. Eles começam a se esforçar mais para entender a ciência que estar por trás da atividade e obter a aprovação.
Materiais usados no experimento
Um pedaço de madeira de 10x15 cm
Três pregos pequenos
Um esquero
Uma vela
Três pequenos bloquinhos de madeira
Uma liga comum de escritório
Um carretel de linha de costura
Desenvolvimento
Este experimento tem o intuído de explicar e demonstrar a quantidade de movimento de um bloco. Nele sera demostrado qual a influência da massa e da velocidade no sistema.
Foram feitos varias repetições no projeto para que na hora da apresentação os expectadores tenham a melhor explicação possível e claro despertando nos expectadores a vontade de repetir o experimento usando outros valores e vê como se comporta o sistema.