Estudante
A sinapse química acontece quando o limiar de disparo da célula é atingido, permitindo que o impulso gerado pelo potencial de ação seja transmitido pela célula, abrindo os canais de sódio (Na+), que despolarizam a membrana celular, possibilitando a abertura dos canais de cálcio (Ca2+) voltagem dependente, provocando a fusão de vesículas com a membrana pré-sináptica, liberando neurotransmissores na fenda sináptica, através de exocitose. Depois que as vesículas liberam seu conteúdo, elas retornam ao meio intracelular do neurônio pré-sináptico por endocitose e são recarregadas com neurotransmissores para ser usadas novamente no futuro.
As sinapses elétricas ocorrem em locais especializados chamados junções. Elas formam canais que permitem que os íons passem diretamente do citoplasma de uma célula para o citoplasma da outra. A transmissão nas sinapses elétricas é muito rápida. Assim, um potencial de ação no neurônio pré-sináptico, pode produzir quase que instantaneamente um potencial de ação no neurônio pós-sináptico. Estas sinapses servem fisiologicamente à atividade sincronizada de grupos de células, sejam neurônios, células musculares lisas ou cardíacas.
2. Diferencie sistema nervoso simpático e parassimpático, citando um exemplo.
A função do SNA Simpático é a de preparar o corpo para uma emergência, de responder a um estímulo do ambiente quando o organismo se encontra ameaçado, excitando e ativando os órgãos necessários às respostas. Os neurônios pré-ganglionares estão localizados nos segmentos torácicos e lombares altos da medula espinhal, fazendo com que ele seja também denominado de divisão toracolombar do sistema nervoso autônomo.
Com relação à localização dos neurônios pós-ganglionares, no sistema simpático eles estão localizados nos gânglios paravertebrais ou no pré-vertebrais, que se encontram a alguma distância dos órgãos-alvo.
Já o SNA Parassimpático visa reorganizar as atividades