QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU
O que é uma queimadura de 2º grau?
As queimaduras de segundo grau são as que afetam a epiderme e a derme, ou seja a camada externa da pele e a derme, que é a camada de pele situada por baixo da epiderme e firmemente ligada a ela. Causam vermelhidão, ardor, dor e formam-se bolhas.
Por volta de 15% de todo peso corpóreo de um adulto corresponde a pele, que é o maior órgão do corpo humano. Sua função é proteger o corpo contra infecções, a perda de água e é o principal regulador da temperatura. É também órgão sensorial para o tato, dor, nos dá a sensação da temperatura e percebe a pressão exercida sobre ela.
Em uma área queimada, temos perda do controle da temperatura, de fluidos orgânicos, de água e da barreira contra infecção.
Quanto a profundidade, uma queimadura pode ser superficial (1º grau),parcial (2º grau) ou em toda sua espessura (3º grau). Além da profundidade, uma queimadura é tanto mais grave quanto maior for a superfície do corpo acometida.
Quais são as primeiras providencias a serem tomadas em caso de queimaduras de 2ºgrau? O primeiro passo é umedecer a ferida e aplicar loções pós-solares ou calamina para aliviar parcialmente o desconforto. Os analgésicos simples, como o ibuprofeno, também podem ajudar.
Em seguida deve cobrir a zona afetada com uma gaze umedecida.
Tape a zona afetada e se vir que é necessário, consulte o seu médico para prevenir qualquer tipo de problema.
Quais as principais características de uma queimadura do 2º grau:
Ardor intenso
Área fica sensível ao frio e ao vento Formam-se bolhas queimadura mais profunda (" FLICTENAS ") e é muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas.