Estudante
A arquitetura grega sofreu influencia oriental trazida pelos hititas e fenícios. Além dos fenícios, um fato que impulsionou a arquitetura grega foi a invasão dos dóricos. A arquitetura grega não trouxe consigo nenhuma herança das abóbadas micênicas e baseou todas as suas construções no simples modelo trilítico
O período mais importante da arquitetura grega se dá entre os séculos VII a.C. e IV a.C.
Concentra-se na arquitetura religiosa, templos com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas geralmente contruidas em mármore. Enquanto os povos anteriores desenvolveram apenas as arquiteturas militar, religiosa e residencial, os gregos e romanos foram responsáveis pelo desenvolvimento de espaços próprios à manifestação da cidadania e dos afazeres cotidianos, e para isso foram construidas algumas Acrópoles.
A Acrópole de Atenas é mais conhecida na Grécia, uma colina com seu topo plano onde estão situados algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como por exemplo o Partenon (templo dedicado à deusa Atena, erguido entre 447 a.C. e 438
a.C. Por sua proporções matemáticas é considerado o edifício mais perfeito da antiguidade e uma das obras arquitetônicas mais belas e copiadas do mundo.). Ela está localizada a 150m do nível do mar.
Mileto é considerado o primeiro urbanista da história.
Foi o primeiro arquiteto grego a conceber um planejamento urbano e a estrutura de uma cidade a partir de um ponto de vista que privilegiava a funcionalidade. Hipódamo foi o introdutor de uma planificação apoiada em ruas largas que se cruzavam em ângulos retos.
Um traço bem marcante da arquitetura grega é o uso de suas colunas, que estabelecem "ordens" características,