tecnologias de manipulação do dna
Iraneide de Oliveira Santos
Este estudo tem como objetivo desvelar que no ensino técnico de enfermagem existem profissionais docentes que atuam na pratica profissional como enfermeiros especializados em múltiplas áreas do conhecimento assistencial, todavia, muitos deles demonstraram ter conhecimentos restritos para a atuação como professores. Esse aspecto é importante de ser compreendido a partir das Políticas Públicas que se estabelecem e indicam a necessidade de mudanças nas estratégias de ensino e nos recursos de aprendizagem. Em muitos momentos, no processo ensino-aprendizagem o docente sente compelido a desenvolver todo conteúdo teórico-profissionalizante da grade curricular e, por vezes, distancia-se do desenvolvimento de propostas inovadoras, tanto do ponto de vista tecnológico como também crítico e reflexivo. Ao apontarmos a necessidade do profissional inovar como educador, o fazemos procurando resgatar e salientar a relevância da também profissionalização do docente na área do ensino e, assim, apontar possível ponto de partida para um progressivo processo de construção de competências educacionais.
O estudo objetivou compreender os atributos que o enfermeiro docente deve possuir para atuar no ensino de enfermagem em nível técnico.
Palavras-chave: Enfermeiro; competências; docente.
INTRODUÇÃO
Os motivos mais significativos apontados para ser viável o conteúdo ministrado nas aulas teóricas dizem respeito à relação professor-aluno, apontando o professor como o principal determinante no processo ensino-aprendizagem, ao referirem que o conhecimento, interesse e competência são fundamentais para o êxito na formação profissional.
O professor é o principal determinante para o julgamento dos alunos, na medida em que eles expressam nas opiniões a existência de problemas de relacionamento entre Professor-aluno, bem como um descomprometimento do docente com a