Estudante
Determinação da Constante de Velocidade da Hidrólise Básica do Acetato de Etila
Introdução O estudo da estabilidade de fármacos inclui a análise detalhada dos fatores que podem levá-lo a degradação, tanto dos princípios ativos como dos componentes da fórmula como um todo. Para estimar o prazo de validade, é necessário estudar sua cinética de degradação. Uma das técnicas usadas experimentalmente é determinar as constantes cinéticas de degradação em temperaturas mais elevadas do que as usadas nas condições de estocagem. Sabendo que a maioria das reações químicas são aceleradas pelo aumento da temperatura, esta técnica permite acelerar a degradação e obter o resultado mais rapidamente.
As principais reações que levam à decomposição química de princípios ativos de fármacos são as de reação com água (hidrólise), reação com oxigênio (oxidação), polimerização, isomerização, decomposição fotoquímica ou por radiação ionizante. As reações de hidrólise são frequentemente catalisadas por íons H+, ou íons OH- e também por outras espécies ácidas ou básicas, inclusive a água, que são comumente encontradas como componentes to tampão.
A constante de velocidade de uma reação é determinada pela rapidez com que se formam os produtos ou se consomem os reagentes. Para medi-la, acompanha-se a variação da concentração de reagentes e/ou produtos com o tempo. A reação química que será estudada neste experimento é um processo de segunda ordem, onde a velocidade é função da concentração dos dois reagentes, entre o acetato de etila (éster) e o íon hidróxido, formando ácido acético e álcool etílico:
CH3COOC2H5 + OH- CH3COO- + C2H5OH
Objetivos
Acompanhar o desenrolar de reações químicas em solução.
Determinar constante de velocidade e energia de ativação para um processo químico.
Associar estudos cinéticos à determinação de prazo de validade de medicamentos.
Procedimento Experimental A equipe