Ácido-Base
Quando misturamos um ácido com uma base, os cátions H+ reagem com os ânions OH-, liberando água e neutralizando o meio. Se a quantidade de cátions e ânions for igual, essa neutralização será total.
O pH das soluções varia em valores que vão de 0,0 a 14,0. O pH da água pura é 7,0 e, dessa forma, dizemos que ela é neutra. Valores abaixo de 7,0 são soluções ácidas e acima de 7,0 correspondem a soluções básicas.
Na reação de neutralização total, o pH da solução fica igual a 7,0
Por exemplo, o limão possui ácido cítrico, cujo pH é de aproximadamente 3,0. Já o leite de magnésia é básico e seu pH é em torno de 10,0. Se formos adicionando o limão gota a gota no leite de magnésia, o valor do pH do suco de limão irá subir progressivamente, ou seja, ele estará sendo neutralizado. Chegará um momento em que todos os átomos de hidrogênios ionizáveis (H+) do ácido cítrico do limão estarão na mesma quantidade que os ânions hidróxidos (OH-). Nesse momento ocorre a neutralização total.
Além da água, quando reagimos um ácido e uma base, também é produzido um sal. De modo que se a reação de neutralização for total, será obtido um sal normal ou neutro.
Veja uma dessas reações entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
Ácido base sal água
Veja que essa foi uma reação de neutralização total, porque o ácido forneceu apenas um cátion H+ que foi neutralizado pelo único ânion OH- liberado pela base.
Abaixo, temos outra reação, agora entre o ácido nítrico (HNO3) e o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). Observe que para cada molécula do ácido é produzido um cátion H+ e para