Estudante
2.1 - Areias aglomeradas com argila
Os materiais de moldagem aglomerados com argila em nosso País designados comumente por “areias de moldagem” ou “areias de fundição”, são constituídos essencialmente de um agregado granular, denominando areia base, e de uma argila umedecida que atua como aglomerante. Os constituintes básicos são, portanto, areia-base, argila e água, mas as areias de moldagem usadas nas fundições contêm, normalmente, outros componentes adicionados intencionalmente e denominados aditivos.
Areias de moldagem desse tipo podem ser obtidas de três maneiras:
a) pelo simples umedecimento das assim chamadas “areias naturais” ou “terras de fundição naturais”, que ocorrem em depósitos naturais originados da decomposição de arenitos de cimento argiloso ou da alteração de rochas feldspáticas; as areias ou terras naturais já contêm portanto, em seu estado natural, dois dos constituintes básicos de uma areia de moldagem - os grãos de areia e a argila - bastando adicionar água.
b) misturando artificialmente os constituintes básicos tomados isoladamente e mais os eventuais aditivos e compondo o que se denomina “areia sintética”.
c) introduzindo modificações nas areias naturais, por meio de adições de materiais que visam corrigir ou melhorar as suas propriedades; os materiais adicionados podem ser constituintes considerados básicos, como areia base ou argila, conforme se constate deficiência destas na areia natural em vista de suas propriedades. A esse tipo de areia natural modificada se dá o nome de "areia semi-sintética”.
Uma areia de moldagem úmida é chamada “areia verde”, assim como a madeira úmida é chamada madeira verde. Embora toda areia aglomerada com argila seja moldada no estado úmido e, portanto, a verde, costuma-se usar o termo moldagem em areia verde quando os moldes não sofrem secagem antes do vazamento.
Quando os moldes passam por alguma forma de secagem antes do vazamento, as seguintes