Estudante
Matheus Pereira Araújo
CAMPINA GRANDE– PARAIBA
2014
PEREIRA, Matheus Araújo. Telhados Ecológicos. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Tecnologia em Construção de Edifício. Instituto Federal da Paraíba. IFPB, 2014.
RESUMO
Esta monografia apresenta uma revisão bibliográfica sobre telhados verdes como sistema construtivo eficiente no planejamento urbano. Caracteriza-se pelo cultivo de plantas sobre lajes ou telhados que precisarão de impermeabilização e de drenagem adequados trazendo uma variedade de benefícios na adoção do sistema para o meio ambiente, para a sociedade, contribui para a estética do meio urbano entre outras. Dessa forma, esse trabalho pretende mostrar os benefícios, as limitações e cuidados que devem ser tomados na instalação do telhado verde.
Palavras chave: telhado verde; sistema construtivo; eficiência energética; meio ambiente.
1 INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação A presente pesquisa contribui para o conhecimento e incentivo do uso de telhados verdes em grandes centros urbanos no processo de urbanização. O costume generalizado de usar pavimentos impermeáveis faz aumentar desnecessariamente a água que escorre superficialmente nas cidades (CAMPINA GRANDE, 2014).
O desenvolvimento da infraestrutura urbana tem sido realizado de forma inadequada, o que tem provocado impactos significativos na qualidade de vida da população. A drenagem urbana tem sido um dos principais veículos de deterioração deste ambiente, devido à própria concepção do sistema de drenagem pluvial e a ações externas, como a produção de resíduos sólidos e os padrões de ocupação urbana. Além disso, as soluções adotadas, no âmbito de engenharia, para a drenagem urbana às vezes têm produzido mais danos do que benefícios ao ambiente.
A gestão de águas pluviais tornou-se uma questão de urgência para muitos centros