estudante
O presente artigo tem como principal objetivo apresentar os três principais sistemas de geração de energia no Brasil, sendo eles, provenientes de centrais Termoelétricas, Nucleares e Hidrelétricas, e relacionar na situação atual, algumas características como a capacidade instalada, os custos de operação, a produção, o mercado atual, os impactos ambientais na indústria e na sociedade, os investimentos previstos no setor. O artigo argumenta e debate a situação atual e a tendência que a matriz energética brasileira deve tomar futuramente com as características apresentadas, chegando à conclusão que a solução para problema da energia no Brasil não é discutir a melhor matriz energética para o futuro, e sim investir em pesquisas de eficiência energética para diminuir o consumo de energia e então evitar a construção de novas usinas.
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
Esse tipo de obtenção de energia apresenta-se uma energia barata com relação às demais, atingindo o valor de R$118,40/MWh, porque depois de implantada, a usina não gasta com insumos de produção, essa é sua vantagem.
A usina termoelétrica é uma instalação industrial que produz energia a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis (como