Estudante
TRABALHO EM GRUPO
Componentes:
1 – Nesta aula foi apresentada a diferença entre aqüífero confinado e aqüífero não confinado. Com relação a este tema responda:
(a) Qual a diferença entre os dois tipos de aquíferos?
O aquífero confinado encontra-se a uma pressão maior que a pressão atmosférica.
O aquífero não confinado encontra-se a uma pressão menor ou igual à pressão atmosférica.
(b) Como podem ser identificados?
O aqüífero confinado está limitado na parte superior e inferior por superfícies impermeáveis.
Os aquíferos não confinados são demarcados por uma camada permeável (acima do nível freático) e por uma camada impermeável.
(c) Como a porosidade e a permeabilidade atuam na geração de ambos?
A permeabilidade é a capacidade que algumas rochas possuem de se deixarem atravessar com maior ou menor facilidade pela água. Em terrenos muito porosos em que os espaços são grandes e bem interconectados.
Porosidade é um índice de quanta água subterrânea pode ser armazenada em um meio saturado e é normalmente expressa como uma porcentagem do volume total do material.
(d) O que é nível piezométrico e superfície piezométrica?
Nível piezométrico é o nível a que a água de aquífero se encontra à pressão atmosférica.Coincide com a superfície freática de um aquífero livre,enquanto a superfície piezométrica representa a superfície que une todos os pontos onde o nível d'água alcançaria, caso não estivesse confinado por uma uma camada impermeável ou semi-impermeável.
(e) Quais os principais riscos ambientais de cada um dos tipos?
Nos aquíferos livre é onde ocorre a maioria dos riscos ambientais,tais como, contaminação pode se dar por fossas sépticas e negras; infiltração de efluentes industriais; fugas da rede de esgoto e galerias de águas pluviais; vazamentos de postos de serviços; por aterros sanitários e lixões; uso indevido de fertilizantes nitrogenados; depósitos de lixo próximos dos poços mal construídos ou abandonados. Entretanto, a