estudante
Devido a versatilidade, praticidade e economia e resistência os polímeros sintéticos tem sido usados na indústria de alimentos a mais de meia década, no entanto devido a sua rápida descartabilidade são responsáveis por cerca de 15% a 20% do lixo urbano causando grandes impactos ambientais. Apesar de incentivo para reciclagem pouco mais de 15% recebe encaminhamento para reciclagem.
O uso de materiais biodegradáveis tem crescido e devem gradualmente substituir o uso de polímeros sintéticos a base de petróleo.
Entre os polímeros naturais encontramos as zeinas que vem sendo bastante utilizadas na confecção de filmes utilizados nas embalagens para contato em alimentos. As zeinas já são bastante utilizadas nas confecções de capsulas para medicamentos, impermeabilização de papeis e juntamente com polímeros sintéticos para diminuir a deterioração de alimentos.
Por terem grande quantidade de resíduos de aminoácidos apolares as zeinas são altamente hidrofóbicas, porem é solúveis em solução alcoólica, consequetemente filmes produzidos a partir das zeinas são hidrofóbicos também podendo ser utilizados como impermeabilizantes ou como barreiras a umidade e vapor, apresentando também uma forte barreira ao transporte de oxigênio, dióxido de carbono e outros compostos voláteis.
Os filmes de zeinas são muito frágeis havendo a necessidade de ser acrescentado plastificante para melhorar as propriedades mecânicas. Normalmente os plastificantes acrescentados são os poliois como glicerol e sorbitol. Na elaboração de películas alimentares tem sido utilizados ácidos graxos como ácidos oléicos.
Os objetivos do trabalho em questão foram extrair e caracterizar zeinas do tipo alfa, do glúten do milho e também empregá-las