Estudante
Tema: Estados de Consciência, alterada por drogas.
Drogas psicoativas alteram a consciência, ou seja o humor, a percepção, o comportamento etc. Há drogas licitas e ilícitas, exemplo do álcool que é uma droga lícita, e drogas ilícitas como cocaína, heroína etc.
O uso de drogas, sem o abuso delas, não terá efeitos colaterais além dos efeitos que a própria já produz, porém o uso abusivo pode fazer com que o sujeito torne-se dependente e sofrendo ainda dentro da sociedade podendo até ser levado a cometer infrações. Com a dependência vem ainda a tolerância, ou seja doses dessas drogas são sucessivamente aumentam.
Para os efeitos de drogas serem estudados, pesquisadores comparam o comportamento de pessoas antes do uso e depois do uso, sempre com muito cuidado para garantir qualquer detalhe. Para eliminar qualquer dúvida existem procedimentos como o duplo cego, que vai funcionar de modo que o paciente não sabe o que está tomando, uns recebem uma dose ativa e outros inativas, o segundo é chamado de efeito placebo. Essas drogas são agrupadas em três categorias, são os depressivos, estimulantes e alucinógenos.
Os depressivos são substâncias que retardam o comportamento, o álcool, é uma droga psicoativa legalizada, por ser legalizado não significa que não traz efeitos colaterais, como: afeta a percepção, os processos motores, memória, diminui a capacidade de enxergar com clareza etc. Apesar dos perigos o álcool é bastante popular. A classe dos barbitúricos são desacelerados, com efeitos parecidos com o álcool. Os opiáceos, dá origem há morfina e heroína e é altamente viciante, tem efeitos como euforia, e logo depois sonolência.
Os alucinógenos são drogas geralmente naturais e provocam alterações do modo como vemos o mundo exterior, a mais conhecida é a maconha.
Logo, os efeitos de qualquer