Estudante
2º ano – Psicologia (matutino)
Atividade sobre: Teoria Etológica
1) O que se entende por impriting em animais? E que idade ocorre?
O fenômeno do impriting é exposto por diversos animais jovens, principalmente por pássaros, como por exemplo, os patinhos e pintinhos. Quando estes saem de seus ovos, seguem o primeiro objeto em animação com que se deparam. Acontece ali, uma espécie de ligação social entre este objeto ou organismo e o filhote.
Em um ambiente natural, o impriting age como um instinto ligado a sobrevivência do recém-nascido. Devido a isso, o filhote precisa reconhecer prontamente seus pais, pois há possibilidade de que sobrevenham eventos ameaçadores após o nascimento. Podemos citar como exemplo disso o ataque de um predador. Percebe-se assim que o impriting é bastante confiável para induzir o desenvolvimento de uma intensa ligação entre a mãe e o filhote, mesmo que a mãe seja errada.
Experimentalmente, nota-se que patinhos poderiam receber o impriting não apenas de humanos, mas igualmente de objetos inanimados, como um balão, por exemplo. Isso acontece devido a existência de uma ‘janela’ bastante limitada de tempo após o nascimento dos filhotes para que o impriting ocorra de maneira efetiva.
Konrad Lorenz, um austríaco naturalista, foi um dos primeiros a realizar estudos científicos do fenômeno do impriting. Seu trabalho proveu evidencias importantes de que existem momentos críticos na vida, e, nesses momentos há uma necessidade de um tipo especifico de estimulo para o desenvolvimento normal. Apesar de o impriting possuir um componente inato forte, podemos considera-lo um tipo de aprendizagem, pois é indispensável a apresentação repetitiva a um estimulo ambiental, para que dessa forma crie-se uma associação com tal estimulo.
2) Conforme abordagem etológica, quais são os efeitos das experiências precoces no comportamento adulto?
Experimentos demonstram que o conforto proporcionado pelo contato da mãe com a criança