estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CCE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - DEA
DISCIPLINAS: EXPRESSÃO EM FOTOGRAFIA / OFICINA DE MULTIMEIOS 1
PERIODO: 1º/2014 - PROFESSOR: ANTONIO QUARESMA
ALUNO: Bolívia Priscila Soares de Sá
QUESTIONARIO Nº01 - UNIDADE I
1- O que é o Principio da Câmera Obscura?
A Câmara ou Câmera Escura foi a primeira grande descoberta da fotografia. É uma caixa composta por paredes opacas, que possui um orifício em um dos lados, e na parede paralela a este orifício, uma superfície fotossensível é colocada.
O funcionamento da câmara escura é de natureza física. O princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passem pelo orifício da câmara sejam projetados no anteparo fotossensível na parede paralela ao orifício. Esta projeção produz uma imagem real invertida do objeto na superfície fotossensível. Quanto menor o orifício, mais nítida é a imagem formada, pois a incidência de raios luminosos vindos de outras direções é bem menor. 2- Compare, com detalhes, o olho humano com a maquina fotográfica.
São várias as semelhanças entre o olho humano e uma câmera, a começar pelo fato de que ambos possuem o mesmo tipo de lente, a lente convergente.
A lente convergente funciona como uma lupa fazendo com que as imagens pareçam maiores. Outro fator é que as lentes só permitem o foco em objetos que estão próximos uns dos outros. É por isso que nossos olhos conseguem ver o que está perto e o que está longe, mas não ao mesmo tempo. O mesmo acontece com as câmeras: foco no primeiro ou no segundo plano.
Na câmera, a lente focaliza a luz sobre um pedaço de filme que contém produtos químicos que vão agir “prendendo” as imagens sobre ele e tornando-as permanentes. No olho, ao invés de filme temos a retina, que possui células fotorreceptoras minúsculas que funcionam como antenas, mandando sinais ao cérebro sobre a luz que estão recebendo: os bastonetes