estudante
ANDRÉA MARIA BARBATO
Mestre em Administração pela UFSC
Professora da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU abarbato_fpolis@hotmail.com CLEIDE R. BLATT
Mestre em Administração pela UFSC
Professora da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU cleiderbf@ig.com.br RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a rotulagem ambiental e sua norma regulamentadora, série ISO 14000. A pesquisa teve abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida através de uma revisão bibliográfica com os dados analisados e interpretados. Como resultado, o artigo informa da importância das empresas em conhecerem sobre rotulagem ambiental e seu sistema de normalização, a ISO 14000. Através da certificação elas poderão estar se beneficiando com a inovação e com a adoção de melhores tecnologias e processos, de uma maneira transparente e independente, e também apresentar um diferencial competitivo junto ao mercado, além de atingirem um novo estilo de consumidor, o ecologicamente consciente. Desta forma, adotando a rotulagem ambiental através de critérios internacionalmente estabelecidos, as empresas estarão fortalecendo sua responsabilidade com o meio ambiente.
PALAVRAS – CHAVE: Responsabilidade Ambiental, Rotulagem, ISO 14000.
1 INTRODUÇÃO
O aumento da consciência ambiental que se assiste nos últimos anos tem identificado uma sociedade de consumo responsável e consciente, onde produtores e produtos são julgados pela qualidade, durabilidade, performance, preço, assistência técnica e, principalmente, por critérios éticos, ecológicos e de justiça.
O fortalecimento do movimento ambiental provocou transformações nas demandas da sociedade. Os consumidores passaram a querer traduzir seus valores ambientais em poder de compra e a optar por produtos considerados como os de menor impacto sobre o meio ambiente.
Estudos revelam que a