Estudante
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade descrever os conhecimentos e práticas vistas e realizadas no decorrer do estágio no laboratório CID (Centro Integrado de Diagnóstico) de Cacoal-RO.
Neste estágio acompanhamos desde o momento de registro e recepção do paciente e da amostra, até o momento da coleta e posteriormente a vinda de pacientes que vinham buscar o seu laudo de exame.
As três fases do laboratório
Pré-analítica: preparo do paciente, coleta, manipulação e armazenamento da amostra até o momento em que o exame é realizado.
Analítica: começa com a validação do sistema analítico através do controle da qualidade interno na amplitude normal e patológica e termina quando a determinação analítica gera um resultado.
Pós-analítica: aprovação e liberação do resultado gerado na fase analítica, emissão do laudo por profissional habilitado.
OBJETIVO
O objetivo deste relatório é descrever as práticas e conhecimentos laboratoriais visualizadas e praticadas no laboratório CID (Centro de Diagnóstico de Cacoal) de Cacoal-RO, este que teve por objetivo a interação dos alunos as práticas e conhecimentos laboratoriais, fazendo assim com que todos já tivessem essa interação com o ambiente laboratorial desde a recepção e cadastro até o momento em que o paciente retirava o seu laudo de resultado dos exames realizados no laboratório.
OBJETIVO GERAL
Este relatório tem por objetivo, mostrar de forma complexa como devem ser feitas corretamente as fases pré-analíticas, analíticas e pós-analítica laboratoriais, nos mostra também quais os possíveis erros que podem acontecer e maneiras de evitar esses erros que na maioria das vezes são erros comuns e simples, e que podem ser evitados de forma simples e correta utilizando as normas e técnicas necessárias.
METODOLOGIA
Segundo a Gestão Estratégica em Medicina Laboratorial (2009), a fase pré-analítica é responsável por 70% do total de erros que