Estudante
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Trabalho de Economia
“Os Blocos Econômicos”
PIRACICABA
2014
Trabalho de Economia
“Os Blocos Economicos”
PIRACICABA
2014
1. O Desenvolvimento dos Blocos Econômicos
Após a Segunda Guerra mundial, no ano de 1945 eclodiu a Guerra Fria, disputa entre Estados Unidos e União Soviética afim de conquistar a hegemonia política, econômica e militar do mundo. Está guerra estava dividida em dois grandes blocos econômicos, de um lado, o bloco capitalista comandado pelos EUA, e do outro o socialista, liderado pela URSS. No início dos anos 90, com o fim do socialismo na maior parte do mundo, apenas o bloco chefiado pelos EUA sobrevive, e passa a ser a norma no restante do mundo. Esta nova ordem que surgia foi entendida como monopolar, ou seja, prevalece a vontade da última grande potência restante.
Apesar dos Estados Unidos continuarem a exercer sua hegemonia em muitas áreas, as últimas décadas testemunharam a formação de blocos econômicos regionais, isto é, associações de países, na sua maioria vizinhos, que passaram a manter relações econômicas privilegiadas entre si.
O primeiro bloco econômico foi criado na Europa, em 1956. Era formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, sendo conhecido pela sigla CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço). Esse grupo foi, logo depois, o embrião da moderna União Européia (UE).
Devido a globalização da economia mundial, a tendência é a formação de blocos econômicos destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, normalmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar