Estudante
A palavra Publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.
Comercialmente, anunciar visa promover vendas e para vender é necessário, na maior parte dos casos, implantar no meio da massa uma idéia sobre o produto. Em virtude da origem da palavra, muitos preferem usar publicidade, ao invés de propaganda, contudo hoje ambas as palavras são usadas indistintamente.
Sem a propaganda não teria sido possível o surgimento dos nossos grandes mercados de consumo, que permitiram o aparecimento da fabricação em série, base do desenvolvimento da industria moderna. Se entendermos o verbo vender num sentido amplo, de levar aos outros a mensagem capaz de interessá-los em determinada ação, a finalidade principal da propaganda é vender.
Ex. Ao convencer os pais da necessidade de vacinar seus filhos, a propaganda vende a idéia de preservar a saúde infantil.
Não devemos jamais pensar que apenas a propaganda pode vender determinada mercadoria. Ela ajuda, estimula, motiva a venda. Mas sem os demais fatores essenciais, que são eles:
Qualidade do produto
Apresentação atraente
Facilidades de distribuição
Relação custo/ benefício.
Sem esses fatores essenciais, seria insensato pensar que a mensagem publicitária alcançasse os objetivos desejados.
A PUBLICIDADE NA ECONOMIA MODERNA
Nos dias atuais, em virtude da forte concorrência, conjuntamente com uma maior capacidade de produção, o empresário é obrigado a confiar cada vez mais na publicidade para manter ou aumentar o volume de negócios e dos lucros. Além disso, a maioria das empresas estão dedicadas a um programa de desenvolvimento de novos produtos e a publicidade tem que fazer frente a uma carga mais pesada para introduzir um maior volume desses novos produtos no mercado competitivo.
O CONSUMIDOR- Como o publicitário não tem contato com a clientela, não lhe é possível o