estudante
Desse modo o presente trabalho tem como objetivo analisar as narrativas de Fernando Pessoa, relacionando as suas obras que sofreram crítica textual. Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português, é considerado um dos maiores poeta da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um legado da língua portuguesa ao mundo. Faz necessário salientar suas obras mais importantes: do Livro do Desassossego, Ficções do interlúdio: para além do outro oceano, Na Floresta do Alheamento, O Banqueiro Anarquista, O Marinheiro, Por ele mesmo, entre outras, as quais são bastante valiosas, visto que Fernando Pessoa foi um dos mais importantes poetas portugueses.
Fernando Pessoa usou em suas obras diversas autorias. Usou seu próprio nome (ortônimo) para assinar várias obras e pseudônimos (heterônimos) para assinar outras. Os heterônimos de Fernando Pessoa tinham personalidade própria e características literárias diferenciadas. São eles: Álvaro de Campos era um engenheiro português de educação inglesa. Influenciado pelo simbolismo e futurismo, apresentava um certo niilismo em suas obras.
Ricardo Reis era um médico que escrevia suas obras com simetria e harmonia. O bucolismo estava presente em suas poesias. Era um defensor da monarquia e demonstrava grande interesse pela cultura latina.
Alberto Caeiro, com uma formação educacional simples (apenas o primário), este heterônimo fazia poesias de forma simples, direta e concreta. Suas obras estão