Estudante
INTRODUÇÃO DOS JOGOS
Os Jogos Olímpicos de 1908 eram na realidade para serem sediados pela Itália, na região de Nápoles. Porém, com a erupção do vulcão denominado Vesúvio o governo necessitou do dinheiro que antes seria para a organização das olimpíadas, para a remodelação da cidade italiana. Surpreendentemente, Londres conseguiu tudo o que foi necessário para a realização dos jogos em apenas 2 anos.
Com o apoio da família real, a Grã-Bretanha realizou os jogos olímpicos em 1908 e ela aconteceu entre 24 de Abril e 31 de Outubro com um total de 2008 atletas, sendo apenas 37 mulheres.
A realização ocorreu de maneira exemplar. Foram impressos e delegados manuais com todas as regras de seus respectivos esportes na língua inglesa, francesa e alemã. Construiu-se um estádio com a capacidade para 70 mil lugares em apenas 10 meses (sendo que esta edição foi a primeira a possuir um estádio construído exclusivamente para os Jogos) com instalações como um velódromo, uma pista atlética e uma piscina.
O DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS
De quatro fases constituiu-se os jogos olímpicos. Primeiramente ocorreu os jogos de primavera que foi de abril até junho, apresentando as modalidades de raquete e pólo. Depois foi a vez dos jogos de verão transcorridos no mês de junho contando com a grande maioria dos esportes tal como atletismo, ginástica ou natação. De Junho a Agosto foi a vez dos esportes aquáticos caracterizados pela vela e remo. Por último os jogos de inverno com patinação no gelo, boxe e rugby.
A frase emblemática pronunciada que virou tradição ocorreu na abertura dos jogos: “O importante não é ganhar, mas competir”. Outra novidade foi o desfile das delegações ocorrido também na abertura onde as bandeiras dos países entraram em cena.
Os britânicos levaram 144 medalhas e venceram a olimpíada de maneira não tão igualitária assim, como veremos no próximo tópico do trabalho.
AS POLÊMICAS ENVOLVIDAS
A