Estudante
INTRODUÇÃO
Será descrito nas próximas paginas, sobre modelo de processo de software, mostrando o seu histórico, finalidades para as quais foi desenvolvido e como usa-lo. Mostrando o processo de criação de um software com seu inicio, meio e fim e a finalidade para o qual foi criado que é satisfazer ao usuário final.
OBJETIVO
O objetivo mostrar o modelo de processo de software, seu surgimento, vantagens e desvantagens e de que maneira podem ser úteis para os Analistas e toda a equipe de desenvolvedores.
DESENVOLVIMENTO
Um modelo de processo de desenvolvimento de software, ou simplesmente modelo de processo, pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.
Para escolher-se o melhor modelo a ser utilizado deve-se levar em conta:
- A natureza da aplicação a ser desenvolvida.
- Metodologia e ferramentas.
- Produto ou serviço final a ser entregue.
- Complexidade na aplicação.
- Disponibilidade dos envolvidos no projeto.
- Qualidade de interação com os usuários.
Apresentaremos aqui o modelo cascata, por ser o mais tradicional e o mais antigo dentre todos. Embora sendo o mais tradicional dos modelos.
HISTÓRIA
Todos os modelos de processo de software estão dentro da Engenharia de Software.
Friedrich L. Bauer definiu assim: "Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais”.
O modelo cascata é ainda hoje amplamente usado, mesmo sendo um dos primeiros modelos a ser criado em