Estudante
Tempos Modernos
Após assistir ao filme Tempos Modernos, conseguimos analisar e perceber a forma e a característica de funcionamento do dia a dia da empresa retratado no filme. Podemos ver que o sistema de produção é de forma repetitiva e constante, onde os trabalhadores exercem suas funções como uma peça programada especificamente para aquela e somente aquela função já pré-estabelecida. Uma empresa com um sistema hierárquico bem definido e controlador, utilizando meios diretos e indiretos de supervisionamento.
Um retrato de uma empresa controlada por um sistema formal de gestão com pouco espaço para informalidade. Os trabalhadores exigidos ao seu extremo e com pouca, ou nula, interação entre si exceto a de funcionário/patrão. Claramente podemos ver que o rigor e a exigência cobrada dos funcionários resultam em descuidos e problemas a produção, ironicamente retratado por Charlie Chaplin. Mostra uma época onde pessoas eram quase escravos em meio a uma revolução industrial, onde as maquinas ganhavam espaço e importância. Na fábrica homens não tinham tempo suficiente pra o descanso e tão pouco para socialização entre eles. Coisa que hoje em dia muitas empresas adotam esse aspecto com grande importância para o funcionamento de uma empresa. A utilização do sistema informal abre caminhos para uma melhor eficiência, quando utilizado de maneira correta e bem definida os seus limites. Charlie Chaplin apresenta uma empresa planejada para visar um lucro e que para isso existe setores muito bem definidos, onde o funcionário tem sua função única e supervisionada através de câmeras por seu diretor.
O filme é uma crítica para o que ocorria na época e que algo era preciso ser feito. Mostra um sistema formal, rigoroso e metódico. Não existe uma liberdade significativa para os funcionários e tão pouco um estimulo ou motivação para realização de suas funções. Um cenário bem diferente do empregado nos dias de hoje em que se tem mais