Estudante
É o agrupamento de células vegetais similares destinadas ao exercício de uma função determinada é chamado de tecido vegetal.
A vida das plantas depende das interações entre seus diversos tecidos, que são classificados em dois grandes tipos.
Tecidos meristemáticos (ou meristemas)
Tecidos adultos (ou permanente)
Os fatores internos são basicamente químicos e serão discutidos neste texto. Os principais fatores internos são os chamados hormônios vegetais ou fitormônios, substâncias químicas que atuam sobre a divisão, elongação e diferenciação celular.
OS hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.
Os hormônios são sintetizados em pequenas frações, com função direcionada a locais específicos. A produção hormonal pode, conforme a espécie vegetal, obedecer indiretamente os fatores climáticos, sendo observável à medida que sucedem as estações sazonais do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Os hormônios vegetais mais conhecidos são as auxinas, substâncias relacionadas à regulação do crescimento. Das auxinas, a mais conhecida é o AIA – ácido indolilacético.
As plantas são basicamente seres autótrofos. Porém, há uma grande diversidade em seus modos de vida, e em suas células específicas em diferentes partes do corpo.Os tecidos vegetais podem ser divididos em dois grupos:meristemáticos e permanentes.
Meristemas Primários
Responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. São três, e cada um origina um tecido permanente: protoderme-epiderme; meristema fundamental-tecidos fundamentais e procâmbio - tecidos vasculares primários. Localizam-se no ápice dos caules e das raízes, onde ocorrem inúmeras divisões celulares capazes de gerar o crescimento vegetal.
Meristemas Secundários
Responsáveis pelo crescimento em espessura. São formados por diferenciação de células adultas. São dois tipos: o