Estudante
Visando manter seu nível de atendimento ao cliente a empresa busca melhorar o relacionamento com os fornecedores para pressioná-los exigindo melhoria nos serviços prestados por eles.
Com o fornecedor 1 a empresa utilizará o sistema de entregas Just in time, que consiste em um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido transportado ou comprado antes da hora exata em que for necessário, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. Não existe estoque parado, resultando em uma economia no armazenamento de estoque deixando disponível para outras peças do produto final.
As pequenas empresas costumam ter acordos apenas verbais com seus fornecedores. Mas, o mais indicado, para qualquer empresa, é ter um contrato escrito.
Nesses contratos, existe uma série de regras regendo em detalhes a relação comercial entre as partes. Entre essas regras está comumente aquela que obriga o fornecedor a cumprir prazos para a entrega do produto ou para a realização do serviço. Mas o que fazer quando o fornecedor não cumprir o prazo previamente estipulado?
A primeira atitude a ser feita é verificar o contrato celebrado. Um bom contrato prevê sanções caso haja descumprimento de uma das partes, como o não cumprimento de prazos.
Há várias formas de o empresário ser recompensado de alguma forma caso haja atraso. Um delas – bastante comum – é o abatimento do preço do produto ou serviço. Outra é o pagamento de multa, que será proporcional ao tempo do atraso, ou seja, quanto mais dias de atraso, mais pesada será a multa.
Dependendo do tipo de produto a ser entregue, em caso de atrasos, existe a possibilidade do fornecedor pagar não só uma multa muito elevada como também se responsabilizar por eventuais danos ou