Estudante
Linguagens Formais e Autômatos
26/09/2013
INTRODUÇÃO
O QUE É AUTÔMATO
Linguagens formais e autômatos constituem sistemas matemáticos formais, nos quais inúmeras propriedades, em geral formuladas como teoremas, podem ser inferidas a partir de verdades previamente conhecidas ou admitidas por hipótese, por intermédio de raciocínios lógicos expressos como demonstrações. Tais propriedades sintetizam grande parte dos resultados mais importantes da teoria na área, e são fundamentais para o aprendizado e a aplicação do conhecimento adquirido.
TEORIA DE AUTÔMATOS
Estudam máquinas abstratas para computação. Vários modelos são estudados, cada um com diferentes habilidades e limitações.
OBJETIVO
Descrever precisamente o poder computacional de cada máquina.
NOSSO AUTOMATO
Nosso autômato para a execução de venda se trata de uma máquina localizada geralmente em Shoppings para tarifar o uso do estacionamento de acordo com o período de tempo em que o veículo estiver nele.
É retirado um cartão na entrada do estacionamento, este cartão serve para marcar o momento em que foi dada a entrada do veículo no estacionamento. Com este cartão, é feito o pagamento pelo uso do local em uma máquina representada pela nossa máquina de estados abaixo. Esta máquina de venda possui leitor de cartão (crédito/débito), entrada de notas e moedas, além de um local para impressão do comprovante de pagamento e um sensor que libera o cartão do estacionamento pego na entrada, para que possa ser devolvido na saída e a cancela liberada.
ESTADOS
Estado 1 (S1)- Aguardando um cartão do estacionamento;
Estado 2 (S2) - Calcula horário de entrada - horário atual e informa o tempo total ao cliente, juntamente com o valor a ser pago no visor;
Estado 3 (S3) - Aguarda o cliente escolher a forma de pagamento;
Estado 4 (S4) - Recebe o dinheiro ou inserção do cartão (crédito/débito/etc);
Estado 5 (S5) – Confirma/valida pagamento /