estudante
Fortalecimento em Tempo de Sofrimento.
Reflexão Sobre o Trabalho do Psicólogo e a Realidade Brasileira.
1.2 Quem é o autor?
Raquel Souza Lobo Guzzo; Doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela universidade de São Paulo. Professora titular de Psicologia da PUC-Campinas. Pós-Doutorado em prevenção pela universidade de Rochester, Nova Iorque, EUA. Pesquisadora do CNPq.
Fernando Lacerda Junior; Estudante de doutorado do Programa de Pós Graduação em psicologia da PUC-Campinas do CNPq.
2. PARAGRAFAÇÃO:
Idéias, contextos e caminhos.
Capitalismo, globalização e neoliberalismo: que mundo vivemos?
2.1Profissionais que vivem no contexto de pobreza da sociedade capitalista precisam de uma nova consciência humana.
2.2 Dentro de um estado capitalista vivem-se as reformas que incorporam a ideologia neoliberal e ter como condição a desigualdade.
2.3 Em um conjunto neoliberal surge a globalização que é uma tendência de alcance ou impacto universal envolvendo diferentes sistemas interativos, intensificando o fluxo de capitais e mercadorias e tudo que isso abrange.
2.4 A globalização pode ser dividida em dois processos que envolvem culturas diferentes e hegemônios determinados por países do norte.
2.5 Boff (2000b) apresenta a critica cujo horizonte é a libertação, com o principio de que será rico quem conseguir obedecer a essa lógica e dinâmica.
2.6 O resultado de uma grande produção de riqueza controlada por transnacionais gera assim uma grande crise social.
2.7 De acordo com a UNDP, os 25 milhões de norte americanos mais ricos têm renda equivalente a quase 2 bilhões da população mundial mais pobre.
2.8 Estes dados são de um sistema hegemônio excluente, porque a crise não é temporária mais sim estrutural.
Vivendo no Brasil.
2.9 O Brasil insere-se em todas as contradições do sistema capitalista, o que se vive hoje, se coloca o indivíduo como o único responsável por suas próprias