estudante
A Dinâmica é sintetizada através das três leis de Newton e, por isso mesmo, essas leis apresentam um caráter bastante abstrato. O estudo da 2 Lei de Newton é fundamental, não só para o desenvolvimento da Mecânica, mas também para descrever fenômenos relacionados com as outras partes da Física. De fato, a 2a Lei de Newton é usada para descrever os mais diversos tipo de movimento que ocorrem na natureza, sob a ação de forças quaisquer, sejam elas gravitacionais,elétricas ou magnéticas.Tal generalidade torna esta lei extremamente importante no contexto da Física em geral e, assim,os estudantes devem dominá-la com segurança e ser capazes de aplicá-la em situações físicas bastantes variadas.
2 Material Utilizado.
- Trilho de ar com acessórios
- Diferentes massas
- Cronômetro digital
3 .Objetivo Na primeira parte do experimento, buscamos estudar o comportamento da aceleração de massa M quando variamos a intensidade de uma força F e a que fica submetida esta massa. Já na segunda parte verificaremos o comportamento da aceleração de uma partícula submetida a uma força F, quando variamos sua massa.
4. Procedimento 1
Anotar as posições onde se encontram a chave eletrônica de ignição e a chave que desliga o cronômetro.
Calcule o deslocamento do cavalo.
Certifique que uma borracha esteja instalada na peça em U na extremidade do trilho.
Meça a massa do porta massas e anote o valor .
Com o compresso desligado acople no porta massas a massa de m=10g , 20g, 30g,40g e 50 g.
Ligue o cronômetro digital e a chave do eletroímã, para segurar o cavalo.
Ligue o compressor.
Desligue a chave do eletroímã para liberar o cavalo.
Leia o valor do intervalo de tempo no visos do cronômetro e anote este dado na tabela.
Usando o valor de deslocamento ΔX e considerando a velocidade inicial do cavalo igual a 0,use a expressão, ΔX= (a/2)t2 , para calcular o valor da