estudante
GABRIEL FARID REDONDO
LUCAS PESSANHA
RODOLPHO FORTUNATO MOREIRA
Prática N 3 (25/02/2014)
DETERMINAÇÃO DE DENSIDADE
Disciplina: Química Experimental
Professor: Kirlene Salgado Fernandes
VILA VELHA
11/03/2014
1 - INTRODUÇÃO
Na aula de laboratório de química experimental prática 03, foram realizados experimentos de medição de massa, densidade, volume e a variação da densidade em relação à variação de temperatura.
A densidade é a relação entre a massa (m) e o volume (V). Em grande parte dos estudos a densidade é expressa em gramas por mililitro, mas também pode ser expressa em unidades como: g/cm3. Quando dizemos que uma solução possui densidade igual a 1 g/mL, isso significa também que cada 1 mL da solução tem massa igual a 1 g.
A densidade é uma propriedade importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro, ou de ligas desse metal. Isso é possível, pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. A densidade também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções (CÉSAR; DE PAOLI; ANDRADE, 2004).
A densidade de um objeto de forma geométrica regular é facilmente determinado, pois seu volume e massa são simples de serem determinadas. Entretanto, para objetos deforma irregular, pode ser determinada utilizando a técnica do volume deslocado de Arquimedes. Nessa técnica, o objeto é total ou parcialmente mergulhado num fluído e o volume do objeto é igual ao peso do volume de fluído deslocado (CÉSAR; DE PAOLI; ANDRADE, 2004).
A densidade dos líquidos pode ser determinada analogamente, medindo-se a sua massa e determinando-se o seu volume. Entretanto, nesse caso, uma alteração relativamente pequena na temperatura pode afetar consideravelmente o valor da densidade (CÉSAR; DE PAOLI; ANDRADE, 2004).
Para a medição da