Estudante
O ser humano no ambiente de trabalho
Introdução
Não é difícil pensar na cadeia de causas e efeitos a partir do momento em que o ser humano possui autoconsciência e auto-aceitação das suas potencialidades e limitações. Segundo o filósofo Emanuel Kant o autoconhecimento é o início de toda a sabedoria. A partir do momento que existe esta autoconsciência o indivíduo é capaz de direcionar sua trajetória, suas necessidades, revendo suas habilidades, comportamentos, atitudes e valores.
Para entendermos como funciona o processo de autodesenvolvimento e quais são seus fatores é importante considerar que o processo de mudança tem início, mas não tem fim, ele é dinâmico e ao mesmo tempo contínuo, sendo considerado uma questão de sobrevivência. Ou entra-se com ética e harmonia nessa dança, ficando atento ao ritmo da música e à melodia, ou fica-se estagnado. A viabilidade e a velocidade dessa mudança dependerão de fatores tais como: maturidade, sensibilidade e capacidade de adaptação, além de outros essenciais nesse processo.
Os valores e sua importância: Os valores são essenciais e devem ser levados em consideração no ambiente organizacional. Se quisermos entender as atitudes, as motivações e mesmo as percepções dos colaboradores e quais são as influências e as convicções básicas de conduta individual ou social, é importante um aprofundamento no assunto, pois os valores possuem atributos tanto de conteúdo como de intensidade. Quando detectamos os valores de um colaborador no ambiente de trabalho de acordo com a intensidade, na verdade estamos identificando o sistema de valores dessa pessoa, com a sua hierarquia de valores, a importância relativa atribuída a estes, como a liberdade de expressão, o auto-respeito, a honestidade, a confiança, a responsabilidade, a justiça e muitos outros.
Um referencial para avaliações de culturas: Os valores exercem uma influência significativa nas atitudes e no comportamento das pessoas e