estudante
Símbolo:N
Data da descoberta:1772
Nome do descobridor / Origem: Daniel Rutherford
Uso no cotidiano: O nitrogênio gasoso tem uma larga aplicação na indústria, destacando-se as indústrias química, alimentar, elétrica e metalúrgica. Na indústria eletrônico usa-se azoto líquido na refrigeração de componentes eletrônico.
Nome do elemento:Fósforo
Símbolo:P
Data da descoberta: 1669
Nome do descobridor / Origem: Henning Brand na cidade de Hamburgo
Uso no cotidiano: Na indústria, é utilizado em fogos de artifício, cristais especiais para lâmpadas de sódio, pasta de dentes, detergentes, pesticidas. Nos palitos de fósforo que conhecemos, não há presença do elemento fósforo, mas sim na parte áspera da caixa.
Nome do elemento:Arsênio
Símbolo: As
Data da descoberta: 1250
Nome do descobridor / Origem: Alberto Magno.
Uso no cotidiano: Conservante de couro e madeira. O arsenieto de gálio é um importante semicondutor empregado em circuitos integrados mais rápidos e caros que os de silício.
Nome do elemento: Antimônio
Símbolo: Sb
Data da descoberta: 3.000 a.C
Nome do descobridor / Origem: O antimônio já era conhecido pelos chineses e babilônios.
Uso no cotidiano: O antimônio tem uma crescente importância na indústria de semicondutores para a construção de diodos, detectores infravermelhos e dispositivos de efeito Hall. Usado como liga, este semi-metal incrementa muito a dureza e a força mecânica do chumbo
Nome do elemento: Bismuto
Símbolo: Bi
Data da descoberta: 1753
Nome do descobridor / Origem: Claude Geoffroy Junine
Uso no cotidiano: O oxicloreto de bismuto é usado extensivamente em cosméticos , e o subnitrato de bismuto, o subcarbonato de bismuto são usados em medicina. O subsalicilato de bismuto é um líquido cor-de-rosa usado como antidiarreico.
Nome do elemento: Xenônio
Símbolo: Xe
Data da descoberta: 1898
Nome do descobridor / Origem: William Ramsay e Morris