ESTUDANTE
Feira de Santana- BA/2013
UNIÃO HOMOAFETIVA E ADOÇÃO: UM OLHAR PARA O SURGIMENTO DE UMA NOVA CONCEPÇÃO FAMILIAR
Este trabalho é a síntese ilustrativa de um projeto designado como União Homoafetiva: Um Olhar Para o Surgimento de Uma Nova Concepção Familiar, exigido pela faculdade FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) para fins avaliativos aos acadêmicos do 1º semestre do curso de Psicologia, referente à disciplina de TID I, orientado pelo prof. Roberto Nobre.
DISCENTES:
Raquel Amorim;
Vanessa Ribeiro;
Viviane Queiroz;
Deiziane Sales.
Feira de Santana-BA/2013
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise obtida através da compreensão das transformações dos arranjos familiares na sociedade contemporânea, especificando a união homo afetiva como nova constituição familiar e a possibilidade de adoção por parceiros homossexuais como forma de beneficio a crianças em situação de desamparo social.
Palavras-chave: família, preconceito, sociedade, adoção, homo afetividade.
Introdução
Os modelos de estruturas familiares transcorrem por várias modificações ao longo dos tempos, a família tradicional regida pela união estável entre homem e mulher que tem por principal característica o patriarcalismo, onde o pai tem autoridade sobre esposa e filho vem perdendo espaço e dando lugar para as novas configurações familiares como, por exemplo, a homo afetiva. Esta que, surge da união estável de duas pessoas do mesmo sexo, sendo a partir de 5 de maio de 2013, reconhecida pelo STF (supremo tribunal federal), órgão de maior instancia na defesa dos direitos dos cidadãos brasileiros. Apresentados tais fatos, e sendo a legislação brasileira