Estudante
8º ANO – MANHÃ E TARDE
1. “Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos.”
A frase reflete a visão do ex-presidente mexicano Porfírio Díaz sobre as relações estabelecidas entre o México e os Estados Unidos. Considerando o contexto econômico atual dos dois países citados acima, explique por que para o México os Estados Unidos podem ser considerados uma má vizinhança.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A venda de participação da Petrobrás em seis blocos do Golfo do México, operados pela British Petroleum (BP), sugere nova estratégia da companhia na oferta de ativos na região. A tendência é de vendas isoladas com diferentes empresas, e não mais via um grande parceiro. A estatal chegou a procurar um sócio único para seus 175 blocos na região, a maioria adquirido antes da descoberta do pré-sal no Brasil, em 2006.
Petrobrás vende ativos no México. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,petrobras-vende-ativos-no-mexico-,1027674,0.htm. Acesso em:05.mai.2013.
O texto evidencia uma das principais características do desenvolvimento industrial mexicano. Sabendo disso, identifique tal característica e apresente dois argumentos, um de caráter positivo, e outro de caráter negativo, sobre esse processo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Entre 1996 e 2000, o PIB mexicano aumentou, em média, 5,4% ao ano. Em 2001, embora