ESTUDANTE
Componentes: Marcela de Oliveira Souza (E-mail: marcela_alves15@yahoo.com.br)
Suzana Tavares dos Santos
Wanderleia Almeida da Silva
Orientador: José Edson Boll
Curso Técnico em Edificações – IFBA – Campus Barreiras
Introdução
O que se tem visto ultimamente em jornais, revistas e nos meios de comunicação são as dificuldades encontradas pelos seres vivos visando a sua sobrevivência no planeta. As agressões causadas têm gerado diversos transtornos, que serão vividos por muitas gerações, e que devem ser revistos com o objetivo de tentar reverter, ou pelo menos, amenizar essa situação. Em 1987, foi desenvolvido o Relatório de Brundtland, que relacionava às problemáticas enfrentadas e suas possíveis soluções, integrando a sustentabilidade e definindo o modo como a mesma deve ser realizada, tomando-se como base tudo que for ecologicamente correto, economicamente viável e que não transforme as culturas já aderidas.
Metodologia
A construção civil, que é um dos setores de trabalho mais poluentes e destruidores do meio ambiente, criou também alternativas de construções sustentáveis. Uma das fontes mais degradantes do ambiente é a energia, que consome muita água no planeta. No intuito de se reduzir esses grandes gastos, a energia gerada na própria construção seria fundamental como solução . Um bom exemplo utilizado hoje nas edificações é a energia solar, que é uma fonte de energia sustentável, recompensado assim o seu uso a longo prazo, com a economia que será gerada, sendo ainda uma fonte inesgotável, abundante e gratuita.
Resultados e Discussão
Esse tipo de energia inovadora é geralmente utilizada para aquecimento de água de chuveiros, pias e também de piscinas, o seu custo neste caso será referente à quantidade de água a ser aquecida, quanto maior o volume de água maior será a quantidade de placas para reter o calor. A energia solar também é utilizada em áreas da zona rural, onde não há