estudante
A cor não tem existência material: é apenas sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz, mais precisamente é a sensação provocada pela ação da luz sob o órgão da visão. Estimulo
Os estímulos que cousam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: os cores – luz e das cores pigmentos.
Cor – luz: ou luz colorida, é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca.
Sua melhor expressão é a luz solar, por reunir de fora equilibrada por reunir todas os matizes existentes na natureza.
As faixas coloridas que compõem o espectro solar, quando tomados isoladamente, uma a uma, denominam – se luzes monocromáticas.
Cor – pigmento: é a substância material que conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. É a qualidade da luz refletida que determina a sua denominação. O que faz que chamemos de um corpo verde e a sua capacidade de absorver quase todos os raios de luz branca indecente refletindo para nossos olhos apenas a tonalidade do verde.
Comumente chamamos cores – pigmento as substâncias corantes que fazem parte do grupo das cores químicas.
Percepção da cor: O fenômeno da percepção da cor é bastante mais complexo que a sensação.
Exemplificando podemos citar o fato de um lençol branco nos parecer sempre branco , tanto sob a luz incandescente amarela ao sob a luz violácea de mercúrio, quando em realidade ela é tão amarela quanto a luz incandescente quando iluminada por ela, como tão violácea quanto a luz do mercúrio iluminada que o ilumina. Classificação das cores: A cor apresenta uma infinidade de variedade, , geradas por particularidades dos estímulos dizendo mais respeito a percepção do que a sensação.
Cor geratriz ou primaria: é cada uma das três cores indecomponíveis que, misturadas em proporções variáveis produzem todas as cores do aspecto.
Cores primarias são: vermelho, verde , e azul – violetada.
Cor complementar: Em