Estudante
PROJETO ILPF COM Pinus elliottii
Autor: Felipe Vani – RA: 12607
Rafael Sacone – RA: 12633 Prof.º: Ezér Dias
Itapeva – São Paulo – Brasil
Introdução
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne e leite, entretanto, suas pastagens apresentam baixa capacidade de suporte de animais devido ao intenso processo de degradação. Uma das alternativas para a recuperação das mesmas é a integração lavoura pecuária (ILP) ou lavoura, pecuária e floresta (ILPF), pois possibilitam boa rentabilidade e baixo impacto ambiental.
Aliar adequação ambiental com a valorização do homem, aumento da produção e viabilidade econômica da atividade agropecuária. Essa é a proposta da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, conhecida como iLPF, uma das mais importantes estratégias de produção agropecuária sustentável. A tecnologia consiste na diversificação e integração dos diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, de forma que haja benefícios para todas as atividades.
Pode ser adotada por produtores rurais de todo o País, independentemente do tamanho de suas propriedades. A ILPF pode ser adotada em quatro modalidades de integração: lavoura-pecuária ou agropastoril; pecuária-floresta ou silvipastoril; lavoura-floresta ou silviagrícola e lavoura-pecuária-floresta ou agrossilvipastoril, a mais completa de todas. O sucesso desses sistemas depende de fatores diversos, como a estrutura local e regional de comercialização de produtos agropecuários e florestais. Por isso, é preciso planejamento e definição do modelo mais adequado às necessidades de cada propriedade rural.
A presença dos animais em sub-bosque de florestas plantadas é proposta como alternativa