Estudante
Motores de corrente contínua podem ser utilizados tanto como motor, quando a energia elétrica e convertida em mecânica, quanto como gerador, com o fluxo de potência invertido. A partir do funcionamento do motor cc com determinada velocidade, pode-se calcular e medir a rotação do motor. Com isso, possuindo uma rotação constante pode-se observar a tensão gerada no motor que irá depender da variação de corrente. (DEL TORO,1994)
2. MATERIAIS UTILIZADOS Os materiais utilizados durante os experimentos foram:
Maquina DC (DM-250) operando como gerador;
Fonte monofásica de tensão AC 110 V;
Fonte de tensão DC 0-150 V, 1 A;
Multimetro;
3. PROCEDIMENTOS O motor foi conectado conforme a figura 14-1 do roteiro da prática realizada, a bobina de campo foi energizada até atingir uma corrente de 0.4 A e a armadura também foi energizada até atingir uma corrente de 0.4 A. Após isso, as duas fontes de tensão foram desligadas. Os cabos que vão para a bobina de campo foram invertidos e o motor foi alimentado novamente até atingir a corrente de 0.4 A. As duas fontes de tensão foram desligadas. Desconectou-se a bobina de campo da alimentação de 150 volts e a mesma foi ligada em paralelo com a bobina de armadura. A fonte de 125V foi ligada até atingir 100 V.
4. RESULTADOS
Quando o campo eletromagnético estava energizado, mas a armadura não estava o motor não se movimentou. O motor só entrou em movimento quando a armadura também foi energizada.
Com um degrau na tensão da armadura, a corrente sobe momentaneamente, mas retorna ao seu valor, pois a corrente de armadura depende apenas da carga; como a carga é constante, a corrente de armadura também fica constante.
Quando a polaridade da bobina de campo foi trocada, a direção de giro do motor mudou, porém o mesmo não ocorreu quando a polaridade da armadura foi trocada.
A força magnética faz o rotor girar, o campo magnético principal em um motor vem da bobina de campo, O trabalho de "inversão do