Abordagem a Administração Cientifica de Frederick Taylor
Taylor (1856-1915) fundador da administração cientifica viu que na produção da fabrica o operário não produzia o que era potencialmente desejado, e a partir disso surgiu à necessidade de criar condições de pagamento para que o operário passasse a produzir mais, como bons salários, uma boa administração e bons locais de trabalho onde o operário pudesse cumprir seu horário sem qualquer cessar do seu trabalho.
No decorrer do seu trabalho, Taylor percebeu que o operário, assim como o seu trabalho deveria ser acompanhado pela associação a qual fazia parte, porém a empresa perecia de três problemas: um sistema de administração defeituoso, mau gerenciamento com a rotina do operário e o tempo de realização do seu trabalho, e a falta de uniformidade de métodos de trabalho. Diante de toda essa falha organizacional Taylor viu a necessidade de aplicar métodos científicos à administração, Foi então quando criou a Organização Racional do Trabalho (ORT).
A ORT serviria para garantir a execução dos objetivos de máxima produção a mínimo custo. Mostrava também que se o operário fosse treinado para desempenhar uma tarefa que fosse mais compatível seria de suma importância tanto para ele que seria valorizado, quanto para a empresa que aumentaria sua produtividade. Que o trabalhador deveria atingir no mínimo a produção estabelecida pela empresa, que a remuneração dos funcionários deveria ser proporcional ao numero de unidades produzidas.
Taylor também deixa bem claro que as condições do local de trabalho interferem nos resultados de trabalho, sendo assim, deixou claro que melhoria do ambiente físico de trabalho, diminuição de ruído, melhor ventilação e iluminação ajudariam no crescimento tanto do operario quando da empresa.
Criticas a Administração Cientifica de Taylor:
No filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, pode verificar uma sátira a administração cientifica de Taylor, quando fala que a ORT não considera o lado