Estudante
O modelo XO é o famoso notebook de cem dólares (que não custa 100 dólares) que foi desenvolvido pelo projeto OLPC – One Laptop Per Children – de Nicholas Negroponte, e roda aplicativos educativos sobre um linux customizado, chamado Sugar. O custo para o governo do Uruguai ficou em torno de $260 dólares por criança, mas nessa conta estão incluídos manutenção, reparos, treinamento e conexão à internet. Nos últimos dois anos 362 mil alunos e 18 mil professores foram incluídos no programa. Orçamento estratosférico? Pense de novo: A soma equivale a menos de 5% do orçamento para educação no país.
O uso dos notebooks em sala de aula é definido pelos professores, mas todos receberam treinamento de como utilizá-los para potencializar o ensino. Usá-los ou não, é uma decisão de cada um deles. De acordo com a professora Lourdes Bardino muitos professores foram contra o programa no começo, mas depois do treinamento a maioria muda de idéia e transformam sua maneira de pensar e lecionar.
O próximo desafio é manter as escolas conectadas, principalmente àquelas de áreas rurais. Pretendem ainda expandir o programa ao ensino médio e pré-escolar. A equipe do Plan Ceibal também começou um serviço de consultoria, para ajudar países que queiram desenvolver programas semelhantes. De acordo com o responsável pelo plano, Miguel Brechner, Ruanda, Haiti, El Salvador, Argentina e Colômbia já entraram em contato, apesar de nenhum deles ter fechado contrato oficialmente ainda. Ei, governantes! O que acham de dar uma ligadinha para eles também?
São preocupados com os conteúdos que as crianças acessam
Junto com o valor da compra do computador já possuem uma quota que prevê manutenção dos equipamentos.
Wordpress.com